16/05/2016

Tudo o que você sempre quis (não) saber sobre biblioteconomia

Seguindo o pensamento de um texto publicado no blog Bibliotecários sem fronteiras denominado Tudo o que você sempre quis saber sobre biblioteconomia do Moreno Barros, disponível nesse link (clique aqui). Pensamos em parafrasear e colocar algumas questões as quais estamos discutindo constantemente no decorrer de nosso curso e as discussões que chegam em nossos pensamentos acerca da nossa vida pós-formados.

Mercado de trabalho

Você sabe, ou finge saber, que mais de 50% das pessoas que você trabalha ou vai trabalhar não sabe que é preciso estudar de 3 à 4 anos para se tornar Bacharel em Biblioteconomia (às vezes elas perguntam se é um curso novo) e muitas vezes você vai ter que provar que biblioteconomia é muito mais que o simples estudo do processamento técnico, armazenamento e disseminação da informação conforme consta em muitos dicionários por aí. Aliás, vocês já leram a definição de biblioteconomia da wikipedia? É muito boa! Aproveito e deixo aberto aqui uma dúvida: a wikipedia é uma fonte de informação confiável? Pensem, pesquisem, procurem.

Média salarial

Parece brincadeira, mas tem concurso público que abre vaga de bibliotecário com a remuneração de R$ 1.500,00 para 40h semanais e acreditem é em todo estado. Tem prefeito querendo criar lei municipal para não exigirem bibliotecário em bibliotecas (esse caso não é muito antigo não, aconteceu em Belém do Pará). Não é fácil encontrar um emprego bom que pague bem, mas se você oferecer algo que ninguém oferece (geralmente é algo que você não aprende na universidade, você se especializa, adquire experiência por sua conta própria) você tem chances de conseguir um emprego muito bom e com um salário ótimo.

Perspectiva de crescimento

Tudo na vida é uma questão de olhar pra frente. Você não pode se prender as atividades demasiadas técnicas e acreditar que aquilo sempre será executado daquela maneira, é necessário sempre pensar em como você pode contribuir para que aquela atividade seja desempenhada ainda melhor de uma forma econômica e rentável. Mas, biblioteconomia não é uma profissão que vai se acabar? Depende muito do bibliotecário que você almeja ser, se você for mais um, talvez a biblioteconomia tenha acabado para você antes mesmo de começar.

Tecnologia

A contribuição da tecnologia para a área da biblioteconomia foi gigantesca e podemos pensar em utilizá-la de tantas formas bacanas para contribuir com o nosso trabalho. Algo muito importante que é preciso saber: ninguém vai te ensinar a usar o computador, existem cursos de informática para isso.

Biblioteca da FABICO


Diretório Acadêmico João Barbosa Coelho
Gestão Inezita Barroso 2015 - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário