Demorou, mas estamos de volta! Dando sequência ao projeto Bibliocanto, que apresenta bibliotecas Brasil a fora, chegamos ao estado do Amazonas, no norte do país.
A mais antiga biblioteca amazonense que se tem notícia é a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, situada em Manaus e inaugurada ainda no tempo do Império, em 1871. No primeiros anos de existência não representava grande importância social, tratando-se de um pequeno acervo, quase uma sala de leitura. Ainda no século XIX, passou a ocupar o prédio de uma igreja e posteriormente um colégio, até que nos primeiros anos da República ganhou uma sede própria, num prédio alugado.
Biblioteca Pública Estadual do Amazonas |
O prédio atual foi erguido durante os anos de 1904 a 1912 e possui um estilo neoclássico, com vários elementos arquitetônicos vindos da Europa. Vale lembrar das aulas de história: no começo do século XX, o norte do Brasil se desenvolvia de forma rápida e crescente, graças a extração de borracha. Manaus vivia seus tempos áureos, com grande crescimento econômico e também intelectual - sua biblioteca pública data justamente deste período e era frequentada pela elite cultural e social da época. Mas como a história nos ensina, o Ciclo da Borracha perdeu força nos anos seguintes e a região entrou em declínio e estagnação e a biblioteca sentiu os efeitos disso: não havia verba para manutenção e ampliação do acervo. Em 1945, a biblioteca enfrentou um incêndio no qual tudo foi perdido. Posteriormente, o prédio foi reinaugurado e o acervo foi montado a partir de muitas doações.
Atualmente, apesar de ocupar o mesmo espaço físico de 100 anos atrás, a biblioteca passou por muitas reformas e melhorias e é bastante frequentada pela população manauara. No total, o acervo conta com mais de 80.000 obras e é aberto ao público.
Entre os serviços oferecidos, a biblioteca conta com uma Gibiteca, que contribui para a divulgação da arte através das histórias em quadrinhos, um espaço multiuso para a realização de palestras, exposições e divulgação de projetos voltados para a área literária, e ainda um Setor Braille, que promove a inclusão do usuário portador de deficiência visual.
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta de 09h às 18h
Telefone: (92) 3234-0588
E-mail: bpublica@culturamazonas.am.gov.br
Endereço: Rua Barroso, 57 – Centro Histórico | CEP: 69010-050 | Manaus – Amazonas – Brasil
Diretório Acadêmico João Barbosa Coelho
Gestão Ranganathan 2016-2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário