20/03/2018

10 nomes importantes na Biblioteconomia



João Barbosa Coelho (18091909) foi um guarda-livros luso-brasileiro, fundador da Biblioteca Riograndense, a mais antiga do Rio Grande do Sul.


Paul Otlet (18681944) foi autor, empresário, visionário, advogado e ativista da paz; ele é uma das pessoas consideradas os pais da ciência da informação, uma área que ele chamava de "documentação". Otlet criou a Classificação Decimal Universal.

Henri La Fontaine  (1854-1943) foi um jurista e político belga. Foi presidente do Gabinete Internacional Permanente para a Paz, agraciado com o Nobel da Paz de 1913. Juntamente com Paul Otlet é considerado um dos criadores da documentação.

Melvil Dewey (1851-1931) foi um bibliotecário norte-americano criador do primeiro curso de biblioteconomia do mundo, membro-fundador da American Library Association e criador da Classificação Decimal de Dewey.

Le Coadic - Importante pesquisador da área da Ciência da Informação.

Ranganathan (1892-1972) era um professor de matemática indiano que, interessado pela biblioteconomia, a cursou na Inglaterra e foi considerado o pai da biblioteconomia na índia. Foi autor do livro "The Five Lawsof Library Science" (1931), que aborda  as famosas cinco leis da biblioteconomia que são fundamentais para o exercício da profissão ainda hoje.

Johannes Gutenberg (1398-1468) foi um inventor, gravador e gráfico do Sacro Império Romano-Germânico. Gutenberg desenvolveu um sistema mecânico de tipos móveis que deu início à Revolução da Imprensa, e contribuiu para a disseminação em massa da aprendizagem.

Jesse HaukShera (1903 - 1982) foi um bibliotecário americano e cientista da informação pioneiro no uso da tecnologia da informação nas bibliotecas e desempenhou um papel na expansão de seu uso em outras áreas ao longo da década de 1950, 60s e 70s.

Laura Russo - Desenhou a primeira versão do Código de ética Profissional do Bibliotecário. Também foi a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Pelos seus trabalhos na biblioteconomia brasileira recebeu títulos honoríficos nos Estados Unidos da América e na Alemanha.

Gabriel Naudé - é conhecido por ter redigido o Advispourdresser une bibliotèque, que é o primeiro manual de biblioteconomia francês e mundial. Na época esta esta obra propôs uma série de inovações nas bibliotecas.


Quais outras personalidades da nossa área você admira? Conte pra gente! ;)


Diretório Acadêmico João Barbosa Coelho
Gestão Alexandria 2017 - 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário