02/05/2020

Estudantes de Biblioteconomia de todo o país são convidados a participar de evento virtual da UCS

V Semana Acadêmica do curso vai acontecer entre 11 e 15 de maio, com o tema “Empreendedorismo na Biblioteconomia”


Empreender é um verbo cujo conceito é importante em qualquer área. Em sociedades conectadas e tecnológicas como as que a Sociedade da Informação viu surgir, empreender também representa um desafio. E na Biblioteconomia? O que empreender significa?

É possível buscar a teoria para explicar e, também, exemplos práticos.

Os estudantes do curso de Biblioteconomia buscaram experiências práticas para ilustrar o empreendedorismo na sua interseção com a Biblioteconomia para abordá-lo na temática da realização da V Semana Acadêmica, em 2020.

O evento, que acontece entre os dias 11 (segunda) e 15 de maio (sexta) é uma promoção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do curso de Biblioteconomia, vinculado à área do conhecimento de Ciências Sociais, e da Gestão Pérgamo do Diretório Acadêmico (D.A.) João Barbosa Coelho.

O evento é online, realizado pelo Google Meet, com certificação, e totalmente gratuito. As inscrições estão abertas até o limite de 250 vagas por palestras. O evento é voltado a estudantes e profissionais de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação interessados em participar.

As inscrições devem ser realizadas neste link. 

11/05/2020 — SEGUNDA — 19h30min às 21h30min

Palestra - Empreendedorismo na Biblioteconomia, com Nelson Silva

Nelson trabalha com consultoria, implantando bibliotecas, palestras e cursos desde 2005. Tem experiência em Biblioteca Pública, Universitária e Escolar.

12/05/2020 — TERÇA — 19h30min às 21h30min

Palestra - Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac: relato de experiência no Programa Conecta Biblioteca, com Cristina Possa Arruda

Cristina possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2000) e Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade pela UFRGS (2009). Atualmente é bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, em Farroupilha/RS.

13/05/2020 — QUARTA — 19h30min às 21h30min

Palestra - Os lugares, os livros e as leituras: discussão sobre o cotidiano português, com Flávia Brocchetto Ramos

Flávia é professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS.

14/05/2020 — QUINTA — 19h30min às 21h30min

Palestra - Empreendedorismo e catalogação: o quê, como e onde?, com Marcelo Votto Texeira

Marcelo é professor titular na Unochapecó. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Especialista em Didática e Metodologia para o Ensino Superior pela Anhanguera Rio Grande e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

15/05/2020 — SEXTA — 19h30min às 21h30min

Palestra - Atuação do profissional de Biblioteconomia para além do convencional, com Ana Suely Pinho Lopes

Ana é doutoranda em Ciência da Informação/Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa Porto/Portugal. Mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017). Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) (2005) e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1985).


Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail da.joaobarbosacoelho.ucs@gmail.com.


Texto e foto: Lucas George Wendt (Bacharel em Jornalismo - MT: 0019231/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário